O Sindicato

Com o crescimento e desenvolvimento do setor petrolífero e o aumento da terceirização do serviço por parte da tomadora de serviço, a Petrobrás, surgiu uma nova classe de trabalhadores, denominada categoria offshore.

Estes trabalhadores exerciam suas atividades diretamente às empresas terceirizadas, razão pela qual não eram conhecidos como petroleiros.

Com o surgimento da Categoria Offshore, surgiu também um problema, pois não havia um Sindicato que adequasse essa nova categoria profissional. Vários foram os Sindicatos que tentaram representá-los, mas além da diferença na atividade, havia também o tratamento diferenciado, discriminatório.

Então, um grupo de trabalhadores decidiu fundar uma associação, que tivesse legitimidade para representá-los e cuidar de seus interesses. Assim, em 1992 foi fundado a UNITOS (Unidade Independente dos Trabalhadores Offshore) cuja finalidade era representar, organizar e defender os interesses da Categoria Offshore.

Após a fundação da UNITOS, em janeiro de 1993 a Associação foi transformada em Sindicato, surgindo desta forma o SINDITOB – SINDICATO DOS TRABALHADORES OFFSHORE DO BRASIL que representa todos os empregados das empresas que prestam seus serviços nas Plataformas Marítimas de Produção, Prospecção, Perfuração e Extração de Petróleo em Alto Mar (Categoria Offshore). Com o processo de legitimidade que tramitou na Vara Cível na Comarca de Macaé, a Justiça reconheceu a legitimidade do SINDITOB para representar os trabalhadores offshore, com abrangência no mar territorial, cujas decisões judiciais estão disponíveis no site do Sindicato.

Atuando diretamente em sua base territorial, seu principal objetivo é proporcionar o bem estar aos trabalhadores, preservando sua integridade profissional e seus direitos através de um trabalho de conscientização árduo, honesto, tendo como finalidade a satisfação de seus filiados, no cumprimento de seus deveres e exercício de seus direitos.

Diretoria

Em conformidade com seu Estatuto, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Offshore do Brasil, é composta por 07 (sete) trabalhadores, formando dessa forma, uma diretoria não colegiada.